martes, 18 de noviembre de 2008

Imposible traducir tanta belleza. Obrigado Cláudio!

No sertão das Aroeiras




de minhas mãos
brotam
canoas
e meus olhos é pura paisagem* de quintais
de pés de erva-cidreira*
de pés de boité*
de babosa* de mamona* de capim da lapa*

meu coração
é estrada ribeira
corrente de rio bravo
guirlandas de luares no espelho d`àgua

meus cabelos são feitos de chuva
de temporais
de vento nordeste

eu sou cavalo judeu
mariposa
besouro fedorento
muriçoca
potó
murtinha
vunvun
abelha rainha dos trópicos

eu sou a dura madeira de lei
massaranduba no meio da mata
no meio do sertão das aroeiras

de minhas mãos brotam palavras
como
brotam as flores na primavera.


*Paisagem: imagem, espaço de terreno que se abrange num lance de vista, pintura, desenho ou gravura que representa espaço rural ou urbano.

*Erva-cidreira: planta que se faz chá, boa para remédio para o estômago.

*Pés de boité: àrvore com fruto pequeno, redondo e preto, comum na região do Vale do Jequitinhonha.

*Babosa: planta com poderes de tratamento capilar, boa para os cabelos.

*Mamona: planta que se extrai óleo.

*Capim da Lapa: planta que se faz chá, remédio para o estômago.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

gracias x el comentario! no dejes de orbitarme!